Monumento de Cachoeira Paulista em homenagem a Padre Léo será inaugurado quinta-feira (05)

No ponto mais alto de Cachoeira Paulista é possível observar o magnífico monumento do saudoso Padre Léo, a obra do renomado artista plástico Gilmar Pinna foi instalado no mirante Av. Brasil s/n, no bairro Jardim da Fonte, podendo ser avistada de longe pelos cachoeirenses e turistas. A escultura possui 30 metros de altura e pesa cerca de 20 toneladas, construída através de um convênio com (DADETUR) Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos a nova atração turística da cidade foi paga com a primeira verba recebida do (MIT) Município de Interesse Turístico na qual a cidade começou a fazer parte no ano de 2018,após vários anos de tentativas.
A verba do (DADETUR) é um recurso que está disponível para cada instância no orçamento do Estado todos os anos. E para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada.

Esses projetos são apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e, após aprovação, seguem ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho.
Quando o conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que irá receber do (DADETUR).

O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Depois da aprovação dos projetos os convênios entre Município e (DADETUR), são assinados, pelo Prefeito e pelo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.A partir daí os recursos começam ser liberados,sendo assim através da lei n°6.470 ,transfere recursos direto para execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como (MIT). O Prefeito Municipal Edson Mota juntamente com o COMTUR ,batalharam muito para que nosso município pudesse receber esta verba do governo do estado que é destinada somente para projetos relacionados ao Turismo e desenvolvimento local.

A inauguração do monumento Padre Léo será na quinta-feira dia 5 de dezembro às 14 horas contudo o espaço continuará sob os cuidados da prefeitura que trabalha em um projeto de reforma e revitalização da área para melhor receber munícipes e turistas.